quarta-feira, 1 de maio de 2019

DESAFIO 5

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

DESCOBRINDO OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

DESAFIO 5: SISTEMA NERVOSO


Objetivo: (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Nos últimos desafios vimos as funções e divisões do sistema nervoso. Mas sabia que existe substâncias que fazem essas funções não trabalharem direito? Deixando os usuários letárgicos (mais lentos), eufóricos, com alucinações.. entre outros efeitos. Afetando diretamente o sistema nervoso, podendo causar dependência, consequências irreversíveis e até a morte. Já sabe o que veremos nesse desafio?

Sim! Vamos falar sobre DROGAS! 

Pode até ser um assunto chato que vira e mexe é abordado em palestras, porém é de extrema importância saber os efeitos que as drogas causam no corpo. Exemplos do que elas fazem a longo prazo é visto diariamente em reportagens e documentários das celebridades que sofreram por causa deste mal.

Mas o que se classifica como "droga"? De acordo com o site "Significados" droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas

O objetivo é focar somente nas drogas psicoativas, que é toda substância que causa mudanças nas sensações, no grau de consciência e no emocional das pessoas. Importante destacar que essas alterações variam de pessoa para pessoa, da situação psicológica, do tipo de droga, sua quantidade e da circunstância em que é consumida.

As drogas são separadas, de acordo com a lei, em lícitas (permitidas por lei) e ilícitas (não permitidas por lei). Observe abaixo essa divisão.


Drogas lícitas e ilícitas. Disponível em: <http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170413-101646-002/pagina-02.html>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Drogas psicoativas são divididas em três grupos, apresentadas a seguir:


  • Drogas depressoras: diminuem a atividade mental, cérebro funciona de forma mais lenta, diminuindo assim a atenção, concentração, tensão emocional e capacidade intelectual. Como exemplo temos: tranquilizantes, álcool, cola, morfina, heroína e solventes.
    • Efeito do álcool: euforia, relaxamento, sonolência, diminuição dos reflexos e incordenação motora.
  • Drogas estimulantes: aumentam a atividade mental. Promove estado de euforia, diminuição de apetite e deixa a pessoa acordada por longos períodos. Ao contrário das drogas depressoras, as estimulantes fazem com que o cérebro funcione mais rápido, podendo ser utilizado como medicação para déficit de atenção e doenças neurológicas. Exemplos: tabaco, cocaína, cafeína, crack e anfetaminas. 
    • Efeitos da cocaína: sensação de alerta, mais sociável e controlado ou isolamento, pânico e ansiedade. Ela faz com que o corpo trabalhe intensamente, o coração acelera, a temperatura aumenta e quando o efeito passa o corpo está exausto.
  • Drogas alucinógenas: alteração a percepção. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha e outras substâncias derivadas de cogumelos.
    • Efeitos da maconha: sensação de relaxamento, ansiedade, confusão, amedrontamento, falam bastante e riem à toa.
Como pode ser visto, as drogas, em especial as psicoativas, acometem o sistema nervoso. O uso da cocaína afeta a memória e a tomada de decisão. O LSD afeta o bulbo aumentando a frequência cardíaca. A cafeína estimula o sistema nervoso simpático estimulando a adrenalina, aumentando a frequência cardíaca e abre as vias aéreas. O álcool abalam o cerebelo, o equilíbrio. Entre muitas outras drogas e muitos outros efeitos. Esse assunto está se renovando a cada dia, mas não podemos dizer sim quando os amigos falam para "experimentar", "só uma vez". O certo é dizer NÃO. Agora você já sabe os males que as drogas fazem no organismo. Ouça a música de conscientização do projeto Proerd.



Clipe do proerd - educando contra as drogas e a violência! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vuv8hZEpFSA>. Acesso em: 08 Dez. 2019.


Agora faça um registro nos comentários com uma frase autoral de conscientização contra as drogas. 


Visto tudo sobre o sistema nervoso foi possível compreender a sua importância no corpo. Em resumo ele controla todos os demais sistemas do corpo humano, tais como: circulatório, respiratório, urinário, excretor, muscular, esquelético, digestório, sensorial, endócrino, reprodutor, imunológico e linfático. Cada um possui a sua função, porém se completam. Um precisa do outro para o organismo funcionar corretamente. Assista os dois vídeos abaixo, onde será explicado, em resumo, os sistemas que não estudamos nos desafios. 


Como funciona o corpo humano? | Vídeos educativos para crianças. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1XW_pKhm3gA>. Acesso em: 08 Dez. 2019.




Wutt | Introdução aos sistemas do corpo humano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=J5SAdAoIdDo>. Acesso em: 08 Dez. 2019.

O corpo humano é formado por um conjunto de sistemas que trabalham em harmonia para que tudo funcione corretamente. Cada sistema possui a sua função específica e é o cérebro que comanda tudo com as células nervosas, já vistas no desafio 3.

Os seres vivos precisam de oxigênio para sobreviver e o sistema respiratório é o responsável por captá-lo do ar e filtrá-lo.

Além do oxigênio, os alimentos que ingerimos também são muito importantes para o bom funcionamento do corpo. O sistema responsável pela digestão, quebra dos alimentos, absorver os nutrientes necessários e eliminar em forma de fezes o que não for mais necessário é o sistema digestório.

Estes dois sistemas não completariam as suas funções sem o sistema circulatório. Formado pelos vasos sanguíneos é o responsável por distribuir o oxigênio e os nutrientes com o sangue. O sangue é filtrado pelos rins, constituinte do sistema excretor, e as excretas são eliminadas do corpo em forma de urina.

O sistema imunológico defende o nosso corpo contra invasores. O sistema endócrino responsável pelos hormônios. Sistema reprodutor, como o próprio nome diz, atua com a função da reprodução humana, nele se encontram os espermatozóides no aparelho reprodutor masculino e os óvulos no aparelho reprodutor feminino. 

Espero que tenha compreendido que o sistema nervoso é divido em SNC e SNP e assim consegue controlar todos os demais sistemas do corpo. Sistemas esses que se complementam e possuem a sua função específica. Se um sistema está no nosso corpo é porque tem uma função para desempenhar. 



Referências:
Substâncias psicoativas e seus efeitos. Disponível em: <http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170413-101646-002/pagina-02.html>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Substâncias psicoativas e seus efeitos. Disponível em:<http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-094213-001.pdf>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Drogas: Cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes. Disponível em: <https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/politicas-sobre-drogas/cartilhas-politicas-sobre-drogas/cartilhasobremaconhacocainainalantes.pdf>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Veja como as drogas alteram o funcionamento do cérebro. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2015/03/veja-como-drogas-alteram-o-funcionamento-do-cerebro.html>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Como 10 drogas lícitas (e ilícitas) agem no seu cérebro. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/como-10-drogas-licitas-e-ilicitas-agem-no-seu-cerebro/>. Acesso em: 08 Dez. 2019.
Corpo humano. Disponível em: <https://www.smartkids.com.br/trabalho/corpo-humano>. Acesso em: 10 Dez. 2019.
Droga. Disponível em: <https://www.significados.com.br/droga/>. Acesso em: 10 Dez. 2019.




Bora jogar para aprender mais?

Clique na imagem abaixo para ser direcionado para o jogo Construindo o corpo humano. Quando terminar o jogo tire um PrintScreen da tela e cole-a neste arquivo do drive.



Parabéns! Você concluiu todos e desafios e completou a Blogquest Descobrindo os Sistemas do Corpo Humano!


Happy Will Smitth GIF. Disponível em: <https://giphy.com/gifs/dancing-happy-smiling-b5LTssxCLpvVe>. Acesso em: 10 Dez. 2019.



[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]


[Avaliação] [Conclusão[Referências 

0 comentários: