Disponível em: <https://static.vecteezy.com/system/resources/previews/000/434/210/non_2x/set-of-human-anatomy-and-systems-vector.jpg>. Acesso em: 14 nov. 2019.
BLOGQUEST
UMA VIAGEM PELO CORPO HUMANO
Destinado a estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino FundamentalEmail: gabisfae@yahoo.com.br
Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFRS, Campus Vacaria
Avaliação Interdisciplinar dos Componentes Curriculares do 6º semestre, em 2019/2:
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: Professora Adriana Ferreira Boeira
Fisiologia Humana Básica: Professor Douglas Almir Tolfo
UNIDADE TEMÁTICA
Vida e evolução
OBJETOS DO CONHECIMENTO
Nutrição do organismo, hábitos alimentares, integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
HABILIDADES
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
UNIDADE TEMÁTICA
Vida e evolução
OBJETOS DO CONHECIMENTO
Nutrição do organismo, hábitos alimentares, integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
HABILIDADES
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
E aí pessoal! Sejam muito bem vindos à blogquest UMA VIAGEM PELO CORPO HUMANO! Nesse ambiente de aprendizagem iremos descobrir muitas coisas legais sobre o nosso corpo. E o melhor de tudo: vamos aprender enquanto nos divertimos! Espero que ao longo da blogquest você consiga realizar todos os desafios e, principalmente, que você consiga aprender um pouco mais sobre uma das máquinas mais fascinantes que existe: o nosso corpo!
Você sabe para onde vai o ar que você respira? Ou por que o seu coração nunca para de bater? Nem mesmo enquanto você dorme?!
Ou ainda, o que aconteceu com aquele bolo delicioso que você comeu de sobremesa na hora do almoço? Para onde vai tudo o que comemos?
São muitas perguntas, não é mesmo?! Ops, outra pergunta! Vamos descobrir juntos as respostas para todas essas perguntas a cada desafio.
Que tal descobrir um pouco mais sobre as incríveis funções que alguns dos sistemas do nosso corpo desempenha?
Clique no Desafio 1 e embarque nesta jornada!
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
0 comentários:
Postar um comentário