Disponível em: <https://www.gestaoeducacional.com.br/wp-content/uploads/2018/12/anatomia-e-fisiologia-humana.jpg>. Acesso em: 18 Set. 2019.
BLOGQUEST
CONHECENDO O CORPO HUMANO
Conclusão
O ensino de ciências é uma
área complexa e bastante teórica, havendo, muitas vezes, dificuldades em
abordar o conteúdo por parte do professor, bem como entende-lo por parte do
aluno. Nesse sentido, esta blogquest teve como objetivo ensinar de forma
divertida e dinâmica, abordando o sistema nervoso. Em cada desafio foi proposto
como conteúdo um vídeo ou links com texto. Como atividade avaliativa foram propostos
um jogo e uma atividade interativa de pesquisa ou de resumo do conteúdo para postagem
nos comentários. Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esse
conteúdo (sistema nervoso) se enquadra na unidade temática “vida e evolução”, com
o objetivo “interação entre os sistemas locomotor e nervoso”. Assim foram
selecionadas duas habilidades da BNCC para serem trabalhadas nessa blogquest: (EF06CI07)
justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e
sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e
respectivas funções; e (EF06CI10) explicar como o funcionamento do sistema
nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
No desafio 1 foi
disponibilizado ao estudante um vídeo sobre o sistema nervoso para introduzir o
assunto que seria abordado. Foi disponibilizado também dois links para acesso
ao conteúdo, um sobre atos reflexos e outro sobre as funções do sistema
nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “roleta do saber”. Além
disso, os estudantes deveriam escolher uma das funções para relacionar com um
exemplo prático do seu dia a dia para postar nos comentários.
No desafio 2 foi
disponibilizado ao estudante um link para acesso ao conteúdo sobre as funções e
os órgãos constituintes do sistema nervoso. Como atividade avaliativa foi
proposto o jogo “forca do sistema nervoso central” . Além disso, os estudantes
deveriam escolher um dos órgãos constituintes do sistema nervoso central,
pesquisar outra função não citada na blogquest e postar nos comentários.
No desafio 3 foi disponibilizado
aos estudantes um link para acesso ao conteúdo sobre as funções e órgãos constituintes
do sistema nervoso periférico. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “quiz
do sistema nervoso periférico” . Além disso, os estudantes deveriam pesquisar sobre
algum nervo do corpo humano e compartilhar uma curiosidade sobre ele nos
comentários.
No desafio 4, foi
disponibilizado ao estudante um vídeo intitulado “Como conseguimos lembrar de
tantas coisas?” para abordar o assunto de neurônios. Foi disponibilizado também
dois links para acesso ao conteúdo, um sobre anatomia, estrutura e funções do neurônio
e outro sobre os tipos de neurônio e o impulso nervoso. Como atividade avaliativa
foi proposto o jogo “quebra cabeça de um neurônio” . Além disso, os
estudantes deveriam resumir a principal função do neurônio e realizar a
postagem nos comentários.
Por fim, no desafio 5, foi
disponibilizado ao estudante um vídeo sobre drogas intitulado “proteger é
preciso – prevenção ao uso de drogas”. Foi disponibilizado também dois links
para acesso ao conteúdo, um sobre drogas e outro sobre os efeitos das drogas no
sistema nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “caça palavras
das drogas” . Além disso, os estudantes deveriam assistir
o vídeo intitulado “Turma da Mônica na prevenção ao uso de álcool e outras
drogas” e pesquisar de que forma o álcool poderia afetar o sistema nervoso,
registrando o resumo do resultado da sua pesquisa nos comentários do blog.
Ao final dos 5 desafios, os estudantes terão conhecido uma forma divertida de aprender sobre o sistema nervoso, capazes de participar ativamente no processo de construção do conhecimento.
0 comentários:
Postar um comentário