sábado, 1 de junho de 2019

CONCLUSÃO

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Imagem relacionada
Disponível em: <https://www.gestaoeducacional.com.br/wp-content/uploads/2018/12/anatomia-e-fisiologia-humana.jpg>. Acesso em: 18 Set. 2019.


BLOGQUEST

CONHECENDO O CORPO HUMANO

Conclusão

O ensino de ciências é uma área complexa e bastante teórica, havendo, muitas vezes, dificuldades em abordar o conteúdo por parte do professor, bem como entende-lo por parte do aluno. Nesse sentido, esta blogquest teve como objetivo ensinar de forma divertida e dinâmica, abordando o sistema nervoso. Em cada desafio foi proposto como conteúdo um vídeo ou links com texto. Como atividade avaliativa foram propostos um jogo e uma atividade interativa de pesquisa ou de resumo do conteúdo para postagem nos comentários. Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esse conteúdo (sistema nervoso) se enquadra na unidade temática “vida e evolução”, com o objetivo “interação entre os sistemas locomotor e nervoso”. Assim foram selecionadas duas habilidades da BNCC para serem trabalhadas nessa blogquest: (EF06CI07) justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções; e (EF06CI10) explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

No desafio 1 foi disponibilizado ao estudante um vídeo sobre o sistema nervoso para introduzir o assunto que seria abordado. Foi disponibilizado também dois links para acesso ao conteúdo, um sobre atos reflexos e outro sobre as funções do sistema nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “roleta do saber”. Além disso, os estudantes deveriam escolher uma das funções para relacionar com um exemplo prático do seu dia a dia para postar nos comentários.

No desafio 2 foi disponibilizado ao estudante um link para acesso ao conteúdo sobre as funções e os órgãos constituintes do sistema nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “forca do sistema nervoso central” . Além disso, os estudantes deveriam escolher um dos órgãos constituintes do sistema nervoso central, pesquisar outra função não citada na blogquest e postar nos comentários.

No desafio 3 foi disponibilizado aos estudantes um link para acesso ao conteúdo sobre as funções e órgãos constituintes do sistema nervoso periférico. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “quiz do sistema nervoso periférico” . Além disso, os estudantes deveriam pesquisar sobre algum nervo do corpo humano e compartilhar uma curiosidade sobre ele nos comentários.

No desafio 4, foi disponibilizado ao estudante um vídeo intitulado “Como conseguimos lembrar de tantas coisas?” para abordar o assunto de neurônios. Foi disponibilizado também dois links para acesso ao conteúdo, um sobre anatomia, estrutura e funções do neurônio e outro sobre os tipos de neurônio e o impulso nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “quebra cabeça de um neurônio” . Além disso, os estudantes deveriam resumir a principal função do neurônio e realizar a postagem nos comentários.

Por fim, no desafio 5, foi disponibilizado ao estudante um vídeo sobre drogas intitulado “proteger é preciso – prevenção ao uso de drogas”. Foi disponibilizado também dois links para acesso ao conteúdo, um sobre drogas e outro sobre os efeitos das drogas no sistema nervoso. Como atividade avaliativa foi proposto o jogo “caça palavras das drogas” . Além disso, os estudantes deveriam assistir o vídeo intitulado “Turma da Mônica na prevenção ao uso de álcool e outras drogas” e pesquisar de que forma o álcool poderia afetar o sistema nervoso, registrando o resumo do resultado da sua pesquisa nos comentários do blog.


Ao final dos 5 desafios, os estudantes terão conhecido uma forma divertida de aprender sobre o sistema nervoso, capazes de participar ativamente no processo de construção do conhecimento.

0 comentários: